Boas Vindas

Seja bem-vindo ao blog da Escola Rio Jacuí

Faça sua pesquisa aqui

Brasil, País de sua Gente!

Sessão Cívica 2013

Boas-vindas: Boa-noite desse dia da semana que está separada para comemorarmos o aniversário do Brasil!
São 191 anos de um país que vem se formando pelas cores, pelos rostos e pela vida de seus habitantes.

Neste momento, destacamos a presença de:
* Iago da Silva, representante dos clubes de Rotary, Rotaracts e Interacts;
* Pedro Henrique, representante dos Escoteiros.
E agradecemos a cada um que junto conosco, está aqui para homenagear o país Brasil.
Chamaremos, agora, para juntarem-se a nós entrando com as bandeiras:
* Com a bandeira do Brasil, a vice-diretora Suzi Machado Costa;
 * com a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, o professor Paulo César Lobato;
* com a bandeira do Município de Cachoeira do Sul, a funcionária Ana Cristina;
* e com a bandeira da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí, a aluna presidente do Grupo Estudantil Jenifer Arend.
Convidamos a todos os presentes para respeitosamente entoarmos o Hino Nacional Brasileiro e  em seguida o Hino do Rio Grande do Sul.

BRASIL, país de sua gente!
Já inicialmente queremos usar um personagem da história brasileira para ilustrar as características do cidadão brasileiro.
José Plácido de Castro, homenageado em todo o território nacional nesta semana, foi político, militar no Rio Grande do Sul e líder da Revolução Acreana. 
A aluna Gabriela Machado exporá um pouco mais da vida deste personagem brasileiro.
José Plácido de Castro ilustra o espírito de um povo que sabe defender e fazer desenvolver a sua história.
E ilustrando este espírito de enganjamento e de querer ver um Brasil mais humano, a Turma C do projeto Mais Educação, sob coordenação do professor  Paulo César Lobato, apresentará uma dança especialmente elaborada para esta ocasião.




Nesta inserção de ideias, ouviremos a música Brasil de Ary Barroso, interpretada pela professora Bárbara Martins, acompanhada ao violão por Eurico Silva e ao pandeiro por Milton.
Fazendo uso temático dos 100 anos de escotismo no Rio Grande do Sul, jovens que desenvolvem espírito de liderança, sobrevivência, valores, nós apresentaremos algumas paisagens que gostaríamos de ver pintadas na nossa terra Brasil.
Chamamos os pintores: Caroline, Elisa, Francieli, Nicole e Rafael.
Pintor 1: Crianças brincando sem receio de serem molestadas, vivendo a liberdade da infância para a plena felicidade.
Pintor 2: Jovens usando a energia da sua mocidade, sem medo das armadilhas do vício, da prisão das drogas ou das ameaças de violência.
Pintor 3: Pinto a paisagem do amor ao próximo em qualquer idade e do respeito entre as pessoas, quando todos podem esperar viver em paz.
Pintor 4: Eu pinto o Arquiteto de todas as boas obras que o homem pode fazer, se entregar suas ações nas mãos de quem pode realmente lhe ajudar.
Pintor 5: Cidadãos em um futuro livre da fome com moradia decente.
Pintor 6: Pinto pessoas sábias e prudentes que podem comandar o país juntamente com o seu povo: alegre e trabalhador.
Todos os pintores: Eu pinto o meu Brasil! (Virar as aquarelas que estão com as letras da palavra BRASIL).
Interpretando Aquarela, de Toquinho, chamamos os alunos que cantarão esta música, acompanhados ao violão por Maria Eduarda Gomes.
O Brasil tem a peculiaridade de ser um país colorido, pois Deus lhe proporcionou a formação de um povo a partir de miscigenação de raças formando a gente brasileira.
Gente como os portugueses, índios e negros, primeiros povoadores de Cachoeira do Sul, que aqui viveram há mais de 190 anos atrás. Representados, neste instante, pelos alunos do 1º ano da professora Maria Lurdes Corrêa.
Gente como os alemães, italianos, japoneses, dentre outras raças que para cá vieram ajudando na construção do nosso Município.
Os alunos do 5º ano, orientados pela professora Gláucia Sklar, entregarão aos presentes, miniaturas da bandeira e informações referentes às raças já mencionadas.
Hoje, temos muitos líderes na sociedade que se destacam na política, literatura ou nas artes. Mas também, temos pessoas que fazem parte de entidades e que realmente fazem alguma ação em prol da população da nossa cidade, como os clubes de Rotarys, Rotaracts, Interacts, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação dos Amigos da Cultura (AMICUS) que completa 30 anos de existência e voluntários em geral. A estes o nosso aplauso. São pessoas que enriquecem a nossa cidade procurando fazer o bem e levando o nome de Cachoeira do Sul a lugares de destaque no Estado e no País.
E para valorizarmos este torrão que nos acolhe, alunos cantarão meu Pago.
Este é o país que homenageamos hoje. Um Brasil de uma gente que precisa reconhecer o seu valor e saber que pode fazer o bem a nossa nação.
Agradecemos a presença de todos em nome da Escola Rio Jacuí e reiteramos a nossa importância como gente do Brasil na construção de uma pátria melhor.

Imagens: Luciana Petrarca

0 comentários:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Centro - RS, Brazil
Escola de Ensino Fundamental. Rua Major Ouriques, nº 1905. Diretora: Noeli Maria Melo Carneiro. Vice-diretoras: Cleonice Zavareze Anillo - manhã e Luciana Machado Petrarca - tarde.